terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Rússia Campeã do Mundial Feminino 2009

A Rússia aumentou sua hegemonia no handebol feminino na manhã deste domingo. Na decisão do Mundial disputado na China, a equipe venceu a seleção francesa por 25 a 22 e garantiu o quarto título nas últimas cinco temporadas, o terceiro de forma consecutiva.

Superior nos momentos iniciais do confronto, a França chegou a abrir 6 a 4, mas as russas se recuperaram e conseguiram virar o placar antes do intervalo (14 a 11). No começo da etapa complementar, as francesas reduziram a vantagem para um gol (15 a 14), mas as rivais voltaram a recuperar o controle do jogo e garantiram a vitória.

Responsável por oito gols na decisão diante da França, a russa Elena Dmitrieva foi a maior anotadora da partida. Liudmila Postnova não teve uma grande performance na final, mas ganhou o título de melhor jogadora da competição realizada em território chinês.

O Brasil terminou o Mundial apenas na 15ª colocação, mas conquistou uma inesperada vitória sobre a França. Campeã em 2003, a seleção europeia foi a única capaz de romper a hegemonia russa nos últimos anos. Em 1999, a equipe também ficou com o vice-campeonato.

A decisão do terceiro lugar do Mundial da China também foi realizada na manhã deste domingo. Uma das favoritas ao título antes do início do torneio, a Noruega precisou se conformar com a medalha de bronze ao vencer a surpreendente Espanha por 31 a 26.