quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Polémica no Handebol das Olimpíadas de Londres


Brasil não reclama, mas diz que Noruega entregou o jogo anterior contra a Espanha de propósito.

A seleção feminina de handebol deixou a quadra de handebol irritada não só com a derrota, mas pelo fato de não ter conseguido dar a resposta que queria à Noruega. Depois de serem eliminadas, jogadoras e o técnico Morten Soubak falaram sobre a última partida das rivais na primeira fase, que teria sido uma “marmelada” para poder escolher o chaveamento das quartas.

“A gente viu e sabe que elas não jogaram tudo o que podem contra a Espanha. Não foram para o contra-ataque, que é a principal arma delas, nenhuma vez. Foi uma tática deles. Talvez, se estivéssemos no lugar delas faríamos igual, mas é claro que a gente queria dar uma resposta, porque foi uma forma de menosprezo”, disse a pivô Dani Piedade.

A Noruega estava em situação complicada no Grupo B e poderia cruzar com um dos líderes da outra chave. Quando o Brasil assumiu a primeira colocação, a equipe nórdica entrou em quadra, perdeu para a Espanha por 25 a 20 e entrou no caminho da equipe verde-amarela.

 “Assistimos ao jogo delas e elas não deram 100% para ganhar o jogo”, resumiu Morten Soubak, dinamarquês que treina a seleção brasileira e discordou de Dani sobre a possibilidade de o Brasil fazer igual. 

“Na maneira como eu cresci, não posso admitir perder de propósito”, disse ele.
Este está longe de ser o primeiro episódio de “entregada” nestas Olimpíadas. Na semana passada, oito jogadoras de badminton foram expulsas por terem combinado resultados na primeira fase. No basquete, por sua vez, a Espanha foi acusada de perder a partida da última segunda para o Brasil para evitar o confronto com os Estados Unidos na semifinal. 
Vamos ver se o comité olímpico se manifesta sobre este assunto.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Brasil perde de virada contra a Noruega e esta eliminado das Olimpíadas.

O Brasil teve absolutamente tudo para atingir um feito histórico e chegar a uma semifinal olímpica no handebol. 
Em plena evolução, o time feminino brasileiro foi o primeiro do seu grupo na fase de classificação, mas deu azar de pegar a Noruega, campeã mundial e olímpica, nas quartas de final. 
Nesta terça-feira, jogou muito bem no primeiro tempo, abriu seis gols na segunda etapa, mas começou a achar que tudo estava ganho. 
Errou demais, desperdiçou oito ataques seguidos e levou a virada, perdendo por 21 a 19.
Faltou a tranquilidade que o técnico Morten Soubak sempre cobrou que o Brasil tivesse para decidir os jogos. Nos sete minutos finais, a equipe não fez nenhum gol, marcando apenas uma vez na segunda metade da etapa final, quando o jogo foi efetivamente decidido.
Com a derrota, o Brasil vai terminar a Olimpíada na quinta ou na sexta posição, dependendo apenas da desclassificação ou não da França, que teve campanha melhor na primeira fase e, se cair nas quartas, tal qual o Brasil, fica com o quinto lugar. 
De qualquer forma, é a melhor campanha da história do Brasil nas Olimpíadas.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Seleção perde contra a Russia


A seleção brasileira feminina de handebol mostrou que está à altura de uma das principais equipes do mundo, porém falhou nos momentos decisivos e sofreu sua primeira derrota nos Jogos Olímpicos, ao perder para a Rússia por 31 a 27. Em partida equilibrada, o Brasil ficou o tempo todo atrás do placar, não conseguiu aproveitar os momentos em que teve uma jogadora a mais em quadra e ainda perdeu três arremessos de sete metros, o "pênalti" do handebol, durante o segundo tempo.
Já classificada às quartas de final, a equipe brasileira encerra a sua participação na fase de grupos no domingo, contra Angola, às 7h15m (de Brasília).